
O que é?
As artérias carótidas são os vasos que levam sangue do coração até o cérebro. Placas de gordura podem se formar nestas artérias levando ao entupimento destes vasos. Este entupimento pode causar um AVC ( acidente vascular cerebral) que também é conhecido como “derrame”.
A angioplastia é um procedimento feito através de cateteres para desobstruir artérias ou veias que se encontram entupidas. Estes cateteres são passados por dentro dos vasos através de furos feitos na região da virilha ou nos braços. A desobstrução dos vasos é feita com o uso de balões que são dilatados e em alguns casos são usados stents que são armações de metal.
No caso das carótidas a angioplastia é feita através de um furo feito na virilha e é usado um balão e um stent para abrir o vaso que está entupido.
É um procedimento sem cortes.
Onde é feito?
É feito em ambiente hospitalar, com anestesia local e sedação
Recomendações pré tratamento
O paciente deve ser submetido a uma avaliação cardiológica para avaliar o risco cirúrgico.
O médico deve ser informado sobre alergias, medicamentos de uso contínuo, e doenças preexistentes.
Recomendações pós tratamento
Após o término da cirurgia o paciente é encaminhado para a unidade de terapia intensiva para observação. É necessário ficar em repouso por 6 horas sem movimentar a perna onde foi feito o furo. Normalmente, o paciente fica pelo menos 12 – 24 horas na UTI. Após este período de observação, é encaminhado para continuar os cuidados pós-operatórios na enfermaria.
Após a alta, o paciente será orientado a fazer uso de medicamentos para prevenir um novo entupimento da carótida.
Um acompanhamento regular com o cirurgião vascular é necessário e para acompanhar o stent que foi colocado serão feitos Dopplers de carótidas de rotina.