X

Muitas são as dúvidas a respeito das varizes e suas causas, os tratamentos, os seus riscos, as complicações que podem ocorrer, quando tratar, quando se preocupar, como prevenir, enfim, é um assunto muito vasto.

Por isso, para te ajudar a entender um pouco mais a respeito das varizes, preparamos este artigo com as dúvidas mais frequentes e suas respostas.

O que são as varizes?

As varizes são veias que, por diversas razões, deixaram de cumprir corretamente sua função de retornar o sangue dos membros inferiores de volta ao coração.

Quando isso ocorre, com o sangue parado por muito tempo em determinadas regiões das veias, elas podem se tornar tortuosas e inchadas.

Embora seja um problema que, em um primeiro momento, pode causar mais incômodo estético do que físico, as varizes são, de fato, uma doença vascular.

Portanto, como toda doença, as varizes também necessitam de acompanhamento médico e, em muitos casos, procedimentos específicos  a fim de aliviar os seus sintomas.

Qualquer pessoa pode ter varizes?

Sim, as varizes podem surgir em qualquer pessoa. Podem surgir nos homens e nas mulheres, mas são mais frequentes nas mulheres. As varizes podem estar presentes desde a adolescência. São muito raras em crianças.

Em alguns casos, ainda, elas aparecem em mulheres grávidas, mesmo que isso nunca tenha sido um problema antes da gestação.

Nesse caso de varizes na gravidez, no entanto, elas podem desaparecer algum tempo após o parto.

Um dos fatores principais relacionados com o surgimento das varizes é a hereditariedade. Por isso, se há histórico familiar de problemas com varizes, as chances de as gerações futuras também passarem por este problema são maiores, independente de ações preventivas.

Quais os tipos existentes?

As veias varicosas podem ser classificadas de acordo com o seu nível de dilatação e aparência.

De forma simplificada, elas podem ser classificadas em:

  • Microvarizes, ou veias reticulares, são varizes de pequeno calibre, que podem aparecem junto aos vasinhos, com coloração azulada em um trajeto mais longo;
  • Vasinhos, também chamados telangiectasias, são veias de pequeno calibre, que podem surgir nos membros inferiores ou no rosto e têm a aparência mais fina que as microvarizes, com coloração azulada ou avermelhada, dependendo da sua espessura;
  • Veias tronculares, que são as veias de médio e grosso calibre, apresentando maior dilatação e espessura, com aparência tortuosa.

Quais as suas causas?

As causas das varizes podem ser diversas e, por isso, é muito difícil determinar o que exatamente causou o problema.

Muitas vezes, inclusive, uma combinação de fatores de risco pode ser a sua causa. Em outras vezes, aparentemente não há nenhum fator de risco na rotina, mas há uma predisposição genética que a pessoa desconhecia.

Por isso, em função da genética, pode acontecer de uma pessoa magra, que pratica esportes e não fuma, vir a sofrer com as varizes.

Os principais fatores de risco, portanto, são:

  • Herança genética;
  • Rotina sedentária, sem a prática de exercícios físicos;
  • Passar longas horas em pé ou sentado, diariamente;
  • Tabagismo;
  • Excesso de peso;
  • Uso de pílula anticoncepcional por período prolongado;
  • Tratamentos para reposição hormonal;
  • Gestação.

As varizes só aparecem nas pernas?

Não. A ocorrência mais comum é nas pernas, mas as varizes podem surgir em outras partes do corpo como na virilha e região íntima, durante a gestação.

Existem ainda, os vasinhos no rosto, que têm aparência mais discreta, se comparado às varizes que aparecem nas pernas. É importante destacar que os vasinhos no rosto tem uma causa diferente dos vasinhos das pernas.

Em todos os casos, para qualquer parte do corpo, existem tratamentos específicos e o acompanhamento médico é necessário.

Existe tratamento para as varizes dos membros inferiores?

Sim, existem muitos tratamentos para as veias varicosas, de modo geral, e todos podem oferecer ótimos resultados, quando indicados corretamente para cada caso e realizados por um profissional qualificado.

Cada tratamento, porém, tem suas características próprias, com técnicas e tempo de recuperação específicos, além das indicações próprias, a depender do grau de dilatação das varizes e dos resultados que se pretende obter.

Entre as possibilidades de tratamento de varizes, podemos destacar:

  • Laser transdérmico;
  • Aplicação com espuma;
  • Aplicação de glicose;
  • Radiofrequência;
  • Endolaser
  • Cirurgia convencional de varizes;
  • Clacs (combinação do laser transdérmico com a aplicação de glicose e resfriamento da pele);
  • Microcirurgia.

Além dos procedimentos citados acima, é possível tratar os sintomas das varizes com o uso de medicamentos e meias de compressão, também com indicação médica.

Como tratar as veias varicosas de outras partes do corpo?

Para os vasinhos que aparecem no rosto, é possível tratar utilizando laser, com ótimos resultados e rápida recuperação.

No caso das varizes que surgem na gravidez, o mais comum é aguardar algum tempo após o parto e, só então, se o problema persistir, buscar tratamento adequado, conforme a avaliação médica.

É muito importante que um profissional qualificado faça a avaliação correta de cada caso para indicar o melhor tratamento para cada paciente.

Como prevenir as varizes?

Embora não seja possível na maioria dos casos evitar com que elas apareçam, é possível prevenir o agravamento do quadro, que pode levar a problemas vasculares mais sérios.

Essas ações preventivas são bastante simples e a maioria delas pode fazer parte da rotina de qualquer pessoa. Veja logo a seguir:

  • Evite passar longos períodos em pé ou sentado;
  • Mantenha seu peso sob controle;
  • Pratique exercícios físicos regulamente;
  • Não fume;
  • Use protetor solar para, entre outros benefícios, prevenir que surjam os vasinhos no rosto;
  • Evite consumo excessivo de álcool, também como forma de prevenir os vasinhos do rosto (além dos outros benefícios à saúde, de modo geral);
  • Se for possível, evite tomar pílulas anticoncepcionais. A suspensão do seu uso não deve ser realizada sem antes conversar com o seu ginecologista a respeito dessa possibilidade e alternativas;
  • Sempre que puder, ao se deitar, eleve as pernas acima da altura dos quadris para facilitar a circulação sanguínea;
  • Faça massagens nas pernas e nos pés.

O que acontece se eu não tratar?

As veias varicosas eventualmente podem evoluir para quadros mais graves, como trombose, flebite ou úlceras varicosas.

Até que o quadro piore, no entanto, o paciente possivelmente sofrerá com dores, inchaço, sensação de peso e cansaço constante nas pernas.

No caso dos vasinhos do rosto, embora o incômodo seja mais estético do que físico, a presença deles pode indicar rosácea, doenças do fígado, telangiectasia hemorrágica hereditária, entre outros problemas de saúde que necessitam de atenção e acompanhamento médico. 

Por isso, mesmo que o incômodo seja apenas pela estética, sem nenhum sintoma como dores e inchaço, é muito importante buscar sempre a avaliação médica e, quando for o caso, iniciar um tratamento.

Depois de tratar as veias doentes, o problema está definitivamente resolvido?

Infelizmente, não. Principalmente se não forem tomados os cuidados preventivos ou se a causa dessas veias varicosas for o fator hereditário.

Após tratar uma veia doente, entretanto, aquela específica não voltará a apresentar problemas, principalmente se ela foi retirada. O que pode ocorrer, após qualquer tratamento, é o adoecimento de outras veias, até que elas se tornam dilatadas como as que já foram tratadas.

Nesse caso, será necessário buscar nova avaliação e diagnóstico, para início de novo tratamento.

Qual o médico responsável pelo diagnóstico e tratamento?

O médico especialista em saúde vascular e, portanto, tratamento de varizes é o angiologista ou o cirurgião vascular.

Somente eles possuem a qualificação necessária para avaliar e diagnosticar um paciente antes de planejar um tratamento adequado e eficiente, de acordo com os resultados pretendidos.

Por fim, agora que você leu todas as respostas para as dúvidas mais frequentes, se ainda quiser saber mais detalhes sobre algum tratamento específico, consulte nossos outros artigos sobre varizes ou entre em contato conosco para uma avaliação completa do seu caso.

Acompanhe a Inove Vascular nas Redes Sociais

whatsapp Agenda sua Consulta